Cidade do Vinho 2019

Tertúlia “Conversas à Quinta” assume um novo formato.

As habituais Conversas à Quinta assumem um novo formato, passando a ser  Conversas à Quinta na Quinta.

 

Esta tertúlia cultural que tem vindo a ser um espaço de discussão e reflexão sobre  vários temas, assume agora em contexto da Cidade do vinho 2019 uma nova modalidade, procurando assim ser realizada de forma descentralizada e em locais diferentes como  Quintas, Adegas e Caves.  É já na próxima Quinta feira 28 de março, que se inicia este novo modelo nas Caves Vale do Rodo com o tema Peso da Régua no Caminho de Santiago pelas 21H . No sentido de fortalecer esta  rota que passa na Cidade do Vinho, será com certeza um momento de partilha de conhecimento que nos despertará para a valorização do mesmo, não esquecendo naturalmente a  prova de vinhos que é um dos fatores de diferenciação neste novo formato das Conversas à Quinta na Quinta. Será ainda apresentado o livro «Um Caminho para Todos – Diário de uma Peregrina no Caminho de Santiago» de Luísa Sousa, convidada desta edição.


Iremos ficar a saber várias curiosidades, como por exemplo que o Caminho Português Interior de Santiago, que atravessa a Cidade do Vinho 2019, pensa-se ser
o caminho de peregrinação de longo curso mais antigo de Portugal, provavelmente com origem em Coimbra mas cujas principais etapas são as que hoje constituem o traçado do Caminho Português Interior de Santiago.

O seu traçado consta do mapa dos “Caminhos de Santiago – Primeiro Itinerário Cultural Europeu do Conselho da Europa” datado de 1987. Tem 387 km de extensão sendo que 197 km se desenvolvem em território nacional ligando Viseu a Chaves e atravessando o território dos municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.

Contamos com a sua presença.