Your address will show here +12 34 56 78
Peso da Régua

Enquadrada pela paisagem classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, Peso da Régua distinguida em 1987 pela OIV como Cidade Internacional da Vinha e do Vinho, é uma cidade voltada para o futuro que tem vindo a marcar uma posição de destaque na Região, não só como porta de entrada fluvial na Região do Douro mas como um destino dinâmico e atrativo que procura oferecer a quem a visita uma experiência única.


Com uma história indissociável do vinho, da vinha e do Rio Douro, foi aqui que, em 1756, o então Marquês de Pombal criou Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, sede da primeira região demarcada e regulamentada do mundo, a Região Demarcada do Douro. A situação geográfica e o vinho legaram-lhe a condição natural para se afirmar como capital história do Douro. Desde então, o rio tem-se afirmado como mola propulsora do desenvolvimento de Peso da Régua, enquanto cidade e concelho.


O facto de uma grande parte das instituições ligadas ao vinho e ao rio estarem sediadas nesta cidade, como a Casa do Douro, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, APDL, Museu do Douro, e de o seu cais ser o mais importante ponto de desembarque ao longo do rio Douro, tem aumentado o seu protagonismo, ano após ano.


Em 2019, estão todos convidados a embarcar numa viagem que terá início na mais profunda identidade de Peso da Régua, será um ano para reviver as nossas origens e evidenciar a importância  de Peso da Régua na afirmação da região Demarcada do Douro perante o mundo.


A insígnia Cidade do Vinho 2019 é uma conquista de todos os Reguenses e será uma oportunidade para despertarmos o sentimento de orgulho nos nossos antepassados que tanto contribuíram para o que a Região Demarcada do Douro é hoje. Ao longo de 2019 teremos a oportunidade de nos encontrarmos com a nossa história e transportá-la para o futuro, assumindo que cada um de nós será embaixador desta  marca.


A celebração desta marca constituirá um marco social, cultural e económico para a o nosso concelho, toda a dinâmica perspetivada cruzará toda a ação do Município de Peso da Régua, as atividades serão de envolvência com toda a comunidade. Contamos consigo para demonstrar ao mundo aquilo que verdadeiramente somos genuinamente moldados pelas castas, pelo xisto e pelo Rio Douro.


 


 

Região Demarcada do Douro

O Douro é a região vitícola demarcada e regulamentada mais antiga do mundo. Com uma extensão de cerca de 250 000 hectares entre Barqueiros e Barca d’Alva e divide-se em três sub-regiões Douro Superior  (Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Mirandela, Alfândega da Fé, Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo), o Cima Corgo  (São João da Pesqueira, Alijó, Sabrosa, Tabuaço e Murça) e o Baixo Corgo  (Armamar, Peso da Régua, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Lamego, Mesão Frio e Resende), circunscrevendo a Denominação de Origem Controlada dos vinhos do Porto e Douro.

É aqui a “paisagem cultural evolutiva e viva” classificada como Património da Humanidade pela UNESCO numa extensão de cerca de 24 600 hectares que se estendem ao longo do rio, correspondente a cerca de 10% da área total da RDD. A cultura do vinho constitui, indubitavelmente, O traço cultural que deu forma a uma paisagem mas, sobretudo, que moldou as gentes deste território como o Rio moldou os montes e as tornou únicas como as Castas que neste chão crescem. É aqui que nascem os vinhos douro doc brancos, leves e aromáticos, e os tintos, quentes e aveludados, os festivos espumantes e moscatéis e o mais Fino de todos os vinhos, o Vinho do Porto.