Cidade do Vinho 2019

PESO DA RÉGUA APRESENTA-SE OFICIALMENTE COMO CIDADE DO VINHO

Pela primeira vez, uma cidade duriense – PESO DA RÉGUA, foi eleita CIDADE DO VINHO. O arranque oficial do programa anual CIDADE DO VINHO 2019 fica marcado pela Gala realizada a 9 de março, no Auditório Municipal do Peso da Régua.

 

José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal, referiu-se a este desafio como um projeto de território, que se alarga a toda a região demarcada do Douro. O Autarca reguense agradeceu o contributo dado pelos parceiros, com quem partilha o orgulho de cumprir um desiderato, que será fundamental para a afirmação de Peso da Régua e do Douro no País e no Mundo.

 

Promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, desde 2009, o projeto CIDADE DO VINHO tem como objetivo valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património.

 

Esta iniciativa pressupõe um programa anual de ações culturais, de formação e de sensibilização ligadas ao vinho, com visibilidade nacional que permita explorar as particularidades de Peso da Régua, reforçando a sensibilidade para a cultura e tradições do vinho, a mobilização e envolvimento da comunidade, assim como a consolidação dos vínculos com a região e com todos os territórios vitivinícolas portugueses.

 

Este projeto tem como objetivo trazer à cidade do Peso da Régua e à região do Douro um fluxo de procura turística mais elevado e conduzir à notoriedade e reconhecimento da marca Douro, assim como à promoção e ao consumo dos vinhos reguenses e durienses.

 

O programa anual apresenta um leque alargado de atividades em áreas como a promoção, negócios, vinho e gastronomia, cultura e desporto, destinadas a diferentes públicos, internos e externos.

 

Paralelamente aos discursos do Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, Presidente da Associação de Municípios do Vinho Portugueses, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, decorreram momentos musicais, protagonizados por músicos do concelho e da região. A receção aos convidados foi feita pelas figuras históricas da D. Antónia Adelaide Ferreira e Barão de Forrester, personificados pelo Grupo de Teatro da Universidade Sénior do Peso da Régua.

 

A Gala Cidade do Vinho 2019 terminou com a degustação do biscoito generoso, criado pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, em reconhecimento do galardão atribuído a Peso da Régua.

 

Um brinde com o nosso vinho generoso, produzido igualmente por este estabelecimento de ensino selou o evento.

 

Há uma cidade que vos convida e uma região que vos recebe!

 

Ficamos à vossa espera.