Your address will show here +12 34 56 78

Cidade do Vinho 2019


Promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, desde 2009, este projeto tem como objetivo valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património.

Pela primeira vez uma Cidade Duriense foi nomeada e Peso da Régua, que já tinha sido nomeada em 1987 Cidade Internacional da Vinha e do Vinho, foi agraciada com esta nova distinção que reforça a sua imagem como representante histórica da Região do Douro. 

A iniciativa “Cidade do Vinho” pressupõe a elaboração de um programa anual de ações culturais, de formação e de sensibilização ligadas ao vinho, com visibilidade nacional que permita explorar as particularidades do Peso da Régua, tendo em conta critérios como o reforço da sensibilidade para a cultura e tradições do vinho, mobilização e envolvimento da comunidade e consolidação dos vínculos com a região e com todos os territórios vitivinícolas portugueses. O seu vasto plano de atividades congrega história, tradição, inovação e dinamismo distribuídos por todo o ano de 2019, procurando trazer à Cidade e à Região um fluxo de procura turística mais elevado, conduzindo à notoriedade e reconhecimento da marca Douro no país e no mundo.


AMPV Associação de Municípios Portugueses do Vinho

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) foi criada a 30 de abril de 2007 e apresenta-se como porta-voz de todos os municípios com vincada tradição vitivinícola. 

Desenvolve ações e atividades de interesse comum a todos os seus municípios associados a nível local, nacional e europeu e tem como missão a afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade. Entre os seus objetivos estratégicos está a valorização do potencial endógeno dos territórios cuja economia, cultura e identidade histórica estão fortemente associadas ao vinho.


RECEVIN – REDE DE Cidades Europeias do Vinho

A RECEVIN é uma instituição que defende, a uma só voz, os interesses das administrações locais europeias, economicamente ligadas ao vinho, sendo que simultaneamente fornece uma plataforma comum para trocar experiências, contatos e parcerias, dando a conhecer as preocupações e necessidades dos territórios vitivinícolas e para reforçar a voz das cidades vinícolas na Europa.

A RECEVIN conta com o apoio das Associações Nacionais de Vinho presentes na maioria dos 11 países membros da rede (Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Sérvia), que resultam num conjunto de cerca de 800 cidades europeias.
História

Vinho

Gastronomia

Cultura

Paisagem

Desporto